Back to top

Cores: dicas para pintar a sua casa

Cores: dicas para pintar a sua casa

Sua casa, suas cores! Entre as várias decisões que você precisa tomar quando vai pintar o seu lugar de viver. A escolha da cor  para sua casa, sem dúvidas é uma das mais importantes, seja ela grande ou pequena!
Pense em quanto tempo você passa dentro de um ambiente colorido e o quanto ele pode influenciar no seu humor. Pronto, essa já é a partida para a escolha correta. Mesmo sendo difícil, essa decisão tem que ser mais técnica do que emocional.

Significado das cores

As cores tem o poder de transmitir emoções, já que cada uma tem um efeito diferente no cérebro da pessoa que está vendo. Esse fato pode ser levado em consideração na hora de escolher a cor. Vamos vê a seguir os significados de algumas cores:
– Vermelho: paixão, coragem, força, fartura, motivação. Ajuda a combater o estresse e falta de energia.
– Amarelo: Otimismo, foco, inspiração e fidelidade. Sendo a cor do sol, ela ativa a comunicação e harmonia do todo.
– Violeta: Paz, intuição, respeito, espiritualidade. Representa mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade.
– Laranja: Entusiasmo, exuberância, graça, interação, alegria. Cor do calor efetivo, equilíbrio, estimula generosidade.
– Rosa: Amor, doçura, felicidade, ternura. Relacionada com o coração favorece empatia e companheirismo.
– Azul: Imaginação, calma, serenidade, relaxamento, compaixão. Transmite seriedade e tranqüilidade, é a cor do bem estar que favorece paciência e amabilidade.

Cores para escritório
– Verde: Harmonia, saúde, natureza, prosperidade. Transmite paz, segurança e inteligência.
– Branco: Pureza, , inocência, fé, honestidade. Estimula humildade e imaginação criativa com sensação de limpeza e claridade.
– Preto: Elegância, inteligência, sofisticação. Cor do poder onde o que está fora não entra, e o que está dentro não sai.

Após detalhar algumas cores, e falando do interior, você pode adorar um amarelo, mas vai virar literalmente uma pessoa estressada se usá-lo em seu quarto, deixe o amarelo para a parte externa da casa. O azul é uma boa opção para ser colocada em seu quarto, pois as cores frias relaxam.

Tons alaranjados ou vermelhos abrem o apetite sendo o ideal para ser colocados em comércios de alimento, já que em sua casa irá fazer um estrago tremendo em sua dieta. O aconselhado é que na cozinha e sala de jantar você opte por tons mais frios.

Para alguns o branco “não tem erro”, porém ele é excessivamente frio e seu lar vai perder todo o aconchego das cores, ficando um tanto impessoal e muito simples. Entretanto funciona muito bem se você gosta de ambientes modernos ou tem muitos objetos coloridos para usar na decoração.

Cores para quarto

Atenção com o ambiente interno

A decisão irá pesar bastante em seu bolso, por isso depende de como é sua família e seu estilo de vida. As tintas acrílicas também servem, lembrando que e você pode escolher o acabamento entre o semibrilho, acetinado ou fosco. Se seu orçamento estiver apertado, você vai precisar de uma pintura barata a tinta látex PVA será o ideal. Pois o acabamento dela é muito bom, ela aceita uma pequena limpeza com um pano úmido, mas a durabilidade dela é menor do que a da tinta acrílica.

Dicas para pintar o exterior

Muita atenção para não errar e se arrepender. Mostre sua personalidade para o mundo, mas é claro, sem exagerar. Primeiro pense no estilo de sua casa, a cor deve combinar com ele para ficar mais harmonioso e bonito.

Em estilos mais clássicos é melhor usar tons menos vibrantes e alegres. Entretanto você pode ousar nos detalhes, um toque de vivacidade em colunas ou até nas molduras das janelas conferem em um ar moderno e atual.

Se sua construção for contemporânea, opte pelas cores mais ousadas, mas lembre sempre que quanto mais marcante a cor, mais fácil você se cansará dela, sem contar que com o passar do tempo, sua pintura acabará se desbotando.

É melhor não economizar na tinta que usará para a parte externa da casa, opte sempre por materiais de boa qualidade como as tintas acrílicas que são especialmente indicadas para a fachada. Se preferir em ter mais durabilidade e resistência, as texturas e grafiatos são os ideais. As grandes vantagens desse revestimento é prevenir contra infiltrações e umidade, e é claro, tem um melhor acabamento. Para esse tipo de trabalho, contrate um especialista, pois esse tipo de acabamento não permite retoques.

A pintura da casa é o essencial para destacar na hora de ser vendida. Aposte em cores que destaquem o que sua casa tem de melhor. Espero que esse post tenha ajudado na escolha da cor que será utilizada em sua residência.  Até breve!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *