Back to top

Mini cactos: guia de como cuidar da sua planta

Mini cactos: guia de como cuidar da sua planta

Os mini cactos são plantinhas ótimas para usar na decoração de sua casa ou escritório, e ainda costumam dar menos trabalho comparada as outras plantas, por esse motivo têm sido o eleito da vez pelos moradores de cidades grandes, com vidas corridas, para dar aquele toque verde e trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa, mesmo quem mora em pequenos espaços é possível apostar no mini cacto. Mas, vale lembrar, que, como todo ser vivo, o cacto precisa de cuidados e atenção. Se você está pensando em “adotar” um, precisa saber quais são os devidos cuidados que precisa ter, para que seu cacto não morra. Confira abaixo, quais são eles.

Mas antes, para entendermos melhor, os cactos são nativos das Américas, existem vários formatos e tamanhos e estão adaptados a ambientes quentes e áridos. As folhas dos cactos são os espinhos, que tem a função de realizar a respiração e também ajuda a evitar grande perda de água, além de auxiliar na proteção contra predadores.

Como cuidar de mini cactos em casa/escritório

Pelos cactos serem adaptados a ambientes quentes e áridos não podemos regar constantemente, como as demais plantas que regadas em excesso acabam morrendo, pois a quantidade alta de água, fará o efeito inverso. Tudo em excesso faz mal, certo? No caso do cacto podemos regar 1 (uma) vez por semana no verão (uma colher de sopa de água), e no inverno, essa quantidade poderá ser bem reduzida, para 1 (uma) vez ao mês. Se a região que você mora for muito úmida, o ideal é que você use vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade. E importante ressaltar, que não se deve balançar ou mexer nos mini cactos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Mini cactos vaso

Flores

Alguns mini cactos vêm com uma linda florzinha acoplada neles, porém são de mentira, e pode acreditar: são bastantes prejudiciais aos cactos, Para colocar essa florzinha, é preciso furar o cacto com uma agulha ou alfinete, o ideal é que você retire essa flor para que a planta cicatrize essa região e continue crescendo normalmente. Não pense que você não verá uma flor de verdade em seu cacto, pois as verdadeiras duram pouco, em média de 3 a 4 dias e são bem fininhas e delicadas, da para perceber quando elas são verdadeiras e quando são falsas.

 

Plante você mesmo

Os mini cactos podem ser plantados através de mudas ou sementes, mas calma, não é tão simples assim, já que os cactos são plantas que estão acostumadas extremamente com climas quentes, os profissionais utilizam uma estufa que fornece calor artificial, fazendo com que o cacto cresça, como não é fácil dispor de tanta tecnologia em casa, podemos substituir a estufa utilizando garrafa PET, além de simples e fácil faz com que você ajude na reciclagem. Comece plantando seu cacto em um vaso definitivo, pois é bastante importante escolher antes, um vaso adequado ao tamanho que você quer que seu cacto fique, quanto maior o vaso, maior o seu cacto poderá ficar. Após o replante, regue a terra que envolve o cacto e então coloque a garrafa PET, somente corte o fundo da garrafa e encaixe-o sobre a planta, logo após realizar isso, você poderá observar que o excesso de água escorrerá para o fundo do vaso e ficará uma boa umidade na garrafa, esse processo pode acelerar o crescimento da planta em até 25%. Para ajudar no desenvolvimento do cacto, podemos utilizar adubo. Fique sempre de olho para saber se seu cacto está saudável.

Mini cactos

Arranjo com mini cactos

Para combiná-los com outras plantas em um arranjo, devemos optar por espécies de ambientes parecidos (que precisam de sol e de pouca água). O mais comum é combinar cactos com outros tipos de suculentas.

Onde comprar cactos?

Os cactos podem ser encontrados em supermercado mesmo ou em exposições de flores, casas de jardinagem, floricultura, entre outros. O preço costuma ser bastante acessível, você os encontra a partir de 3.00

Essas são apenas algumas dicas para ajudar aqueles que queiram adquirir um ou vários mini cactos em sua residência ou escritório. Espero que eu tenha ajudado vocês e tirado algumas dúvidas que sei que muitos têm sobre essas plantinhas maravilhosas e que chamam bastante atenção. Até breve!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *