Back to top

Quero ser blogueira: Como começar!

Quero ser blogueira: Como começar!
Oie Galerinha Descolada!!!
Venho há vários dias pensando em algo para ajudar blogueiros (as) que estão iniciando ou que querem criar um blog ou até mesmo quem já tem um blog por algum tempo e pretende profissionaliza-lo. Essa série não vai ser um guia para você começar a fazer tudo e seguir todos os passos, apenas pensei em algo que pudesse ajudar você, que assim como eu tiveram e tem que ir buscar informações sobre o assunto sozinho e também, quero ajudar para que consiga saber como é ter um blog e se vai gostar ou não desse mundo da blogosfera.
Hoje vou te passar algumas dicas de COMO COMEÇAR! Sei que, muitas meninas e meninos criam um blog porque veem blogueiras e blogueiros famosos bem sucedidos e acham que vão conseguir sucesso de uma forma rápida, infelizmente não é assim, as coisas não funcionam dessa maneira. Vamos as dicas?!

Definir o tema do seu blog. Sobre o que você vai escrever? 

Tem que ser uma coisa que entenda e goste, não precisa ser expert no assunto, acredito que ninguém sabe 100% de tudo, mas tem que ser um assunto que você se identifique e que não vai enjoar de escrever. Não adianta fazer um blog sobre Moda, sendo que, não entende muito sobre isso, não vivencia ou não quer buscar sobre o assunto, podendo não falar com tanta propriedade sobre o tema.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de iniciar um blog: Eu gosto de escrever? Eu gosto de ler? Eu gosto de pesquisar? 

Se sua resposta for NÃO para as perguntas, acho que deve ser a hora de repensar a ideia de ter um blog. Para ter um blog de qualidade você precisa ler, pesquisar e escrever e não é só de vez em quando que deve ter uma boa frequência de conteúdo, você precisa fazer isso provavelmente todos os dias. Além disso, você vai levar em conta se sabe escrever, pois não é só gostar de escrever, pois ter um erro ou outro de português é completamente normal, como pode por vezes passar despercebido, não é preciso ser um professor da Língua Portuguesa para saber de tudo, mas assassinar a língua portuguesa é bem diferente, as pessoas não gostam de ler blogs mal escritos, então, você precisa escrever seu conteúdo de forma clara e organizada para seu texto ficar gostoso de ler.
Iniciar Blog Pessoal

Você vai ter tempo para se dedicar ao blog? 

Não é somente o tempo de pesquisar e escrever, terá quer ter tempo de montar o conteúdo e tempo de tirar ou criar fotos, se você vai ter tempo para dar atenção para as pessoas nas redes sociais e responder os comentários no blog, inicialmente parece que vai precisar de pouco tempo para manter um blog, mas na verdade vai precisar de muito tempo, porque também terá que fazer divulgação do seu blog, caso queira ter leitores e visualizações da sua página.

Qual nome colocar no blog?

Se você continua lendo o post até aqui e decidiu que quer mesmo ter um blog e hora de pensar no nome, o ideal é que o nome seja simples e marcante, como também, fácil de escrever, falar e lembrar, nem sempre as pessoas entendem nomes em inglês, então prefira algo em português e de sonoridade fácil que as pessoas possam associar a algo, quanto mais fácil o nome do seu blog melhor vai ser e as pessoas vão falar com mais facilidade sobre ele. Enquanto vai decidindo o nome você já pode ir providenciando o layout, ai você quem diz se vai fazer pesquisando na internet das formas como pode configurar ou contratar um profissional para criar algo personalizado. Depois que seu blog estiver pronto e/ou layout ficar pronto, já pode começar a produzir conteúdo, fotos, textos, vídeos.

Criar contas nas Redes Sociais.

Hoje em dia Facebook e Instagram são essenciais, não é necessário criar um Instagram somente para o blog, mas é importante ter mesmo que seja sua conta pessoal, pois as pessoas gostam de saber um pouco sobre sua vida, infelizmente algumas gostam somente de saber da vida aleia, só que existem muitas outras que gostam porque elas se sentem mais próxima e amiga. Não é porque você tem um blog que é uma pessoa perfeita ou que está sempre linda, elas gostam de ver que existem pessoas mais parecidas com elas e que ajudem com dicas e sugestões simples. Você pode criar um Google+ que é uma rede que vem crescendo ultimamente e criar  um Twitter, eu tenho Twitter mesmo achando que não é uma rede social muito importante, e por fim, Facebook uma fanpage para seu blog que acho super importante na divulgação.
Então pessoal, o primeiro post da série Quero Ser Blogueira, teve algumas dicas de como começar. Espero que tenham gostado e acompanhem os outros post que vão vir toda segunda-feira, com várias dicas e sugestões. Tem algum assunto que deseja que eu aborde aqui?! Contem-me nos comentários, vou adorar compartilhar informações com cada um de vocês. Um grande beijo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *